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Educação Patrimonial

Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos

Autores: Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote
Publicação: IPHAN
Edição: 2012 - 1ª Edição
Páginas: 63

A publicação é resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do IPHAN, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial.

Nos últimos anos, multiplicaram-se iniciativas educacionais voltadas à preservação patrimonial. Ao se adotar a expressão Educação Patrimonial, uma grande variedade de ações e projetos com concepções, métodos, práticas e objetivos pedagógicos distintos foi realizada em todo o País. Constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação. A Educação Patrimonial considera, ainda, que os processos educativos devem primar pela construção coletiva e democrática do conhecimento, por meio do diálogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras e produtoras das referências culturais, onde convivem diversas noções de patrimônio cultural.

Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Manual de Aplicação

Autor: IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2013
Páginas: 85

O manual contém orientações para elaboração do inventário do patrimônio cultural, uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. Nesta atividade, é necessário um olhar ao redor dos espaços da vida, inclusive os que podem estar junto à escola, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural do local.

Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas - Caderno Temático 2

Organização: Átila Bezerra Tolentino
Publicação: IPHAN/Casa do Patrimônio de João Pessoa
Edição: 2012
Páginas: 104

O segundo Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.

Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1

Autor:
Publicação: IPHAN/Casa do Patrimônio de João Pessoa-PB
Edição: 2011
Páginas: 65

O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.

Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

Autor:
Publicação: IPHAN/MEC
Edição: 2011
Páginas: 18

Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Carta de Nova Olinda - I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio

Autor:
Publicação: IPHAN
Edição: 2010
Páginas: 12

Os participantes do seminário - realizado em 2009, na Fundação Casa Grande/Casa do Patrimônio, em Nova Olinda (CE) - elaboraram o documento final do encontro que documento representa a culminância de um conjunto de investimentos feitos pela área de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, do IPHAN, desde 2000. O objetivo é estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Catálogo de Resultados do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial

Autor:IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2010
Páginas: 68

O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial oferece aos jovens e educadores uma oportunidade para trocar experiências e ideias em como se tornar envolvidos na conservação e preservação do patrimônio. O Fórum serve como um catalizador e desperta inspiração para desenvolver a educação ao Patrimônio Histórico e atividades participativas, e auxilia no estabelecimento de uma rede para mais cooperação a níveis regional e internacional.

Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero

Organização: Selma de Oliveira Bastos Pires
Publicação: IPHAN
Edição: 2010 - 1ª Edição
Páginas: 132

Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.

Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

Organizadores: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo
Publicação: Museu de Antropologia/UFG/IPHAN
Reimpressão: 2010
Páginas: 132

O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial

Autora: Evelina Grunberg
Publicação: IPHAN
Edição: 2007
Páginas: 24

Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.

Guia Básico de Educação Patrimonial

Autoras: Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro
Publicação: IPHAN
Edição: 1999
Páginas: 68

Publicação pioneira na área, o guia básico de Educação Patrimonial explicita a metodologia educativa proposta pelas autoras baseada em quatro etapas progressivas de apreensão concreta dos objetos e dos fenômenos culturais. Dirigido aos professores, estudantes, técnicos de museus e do patrimônio na exploração e utilização dos bens culturais e do meio ambiente histórico onde estão inseridos, demonstra como identificar, explorar e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, que pode estar no quintal da própria casa ou em uma oficina artesanal, no meio rural.

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